Atividades Extracurriculares

A+ A A-

 BADMINTON


2º ao 5º Ano - é oferecido aos alunos nesta faixa etária visando oportunizá-los a conhecerem e a manterem contato com esta modalidade esportiva extremamente motivamente, porém, pouco difundida no Brasil.

 Os alunos são submetidos a atividades pré-desportivas e a iniciação ao Badminton, trabalhando e desenvolvendo suas valências físicas e preparando-os para as etapas seguintes do programa de treinamento planejado para a modalidade.

 6º e 7º Anos - nesta faixa etária o objetivo das aulas de treinamento de Badminton é a iniciação técnica trabalhando nos alunos os gestos e os fundamentos do esporte, buscando colocá-los em condições de participarem e competirem em torneios e eventos da modalidade.

 8º e 9º Anos - quando os alunos chegam neste estágio as atividades são direcionadas para o refinamento técnico visando a melhora na execução dos movimentos e golpes, em conjunto com um trabalho físico específico para atender as necessidades que a prática do esporte exige.

Neste nível, a preparação visando a participação dos alunos em competições é maior, pois estes já são detentores de uma bagagem no esporte que encaminha para uma prática mais eficiente.

 

 

 

JUDÔ


Segundo a tradição, significa - caminho suave -. Arte Marcial criada e orientada pelo Prof. Jigoro Kano em 1882. O Judô é baseado nos princípios do melhor uso da energia para os combates e na prosperidade e benefícios mútuos para a vida. O verdadeiro judoca é aquele que possui paciência para aprender e ensinar a seus semelhantes.


Na Escola Vicentina Mercês as aulas de judô são práticas e teóricas, os alunos participam de campeonatos buscando desenvolver a melhoria da aptidão física, estimular a criatividade e ativar a perfeita sociabilização dos alunos, além de implantar hábitos sadios.

 

 

 

 

GRUPO DE CANTO

 

O Grupo de Canto da Escola, tem como objetivo desenvolver formação em canto, com promoção de atividades artísticas, religiosas e culturais permanentes, voltadas a formação humana, social e estética dos educandos.
O grupo de canto é oferecido aos alunos do 3° ao 6° ano inicialmente.

 

 

 

 

 

VIOLÃO

 

As aulas de violão tem como intuito inicial a musicalização do aluno, preparando este nos aspectos gerais da música, tais como rítmica, leitura de cifras, tablatura e partitura para um posterior aprimoramento técnico do instrumento. Além do enriquecimento artístico, as aulas de violão contribuem para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo e cognitivo da criança. Durante as aulas são propiciados meios para o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, e imaginação por meio de jogos musicais que complementam as aulas. A memória, concentração e atenção também são desenvolvidos por meio de atividades em grupo com os alunos, consequentemente contribuindo para a socialização e afetividade.

 

 

 

 

 

TEATRO

 

Fazer teatro inclui uma série de vantagens: a criança aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha a cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, incentiva a leitura, propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens; ajuda as crianças a se desinibirem-se e adquirirem autoconfiança, desenvolve habilidades adormecidas, estimula a imaginação e a organização do pensamento. As aulas são divididas em módulos como: Expressão Corporal, Interpretação, Expressão Vocal, caracterização do personagem, entre outras. Durante as aulas é usada a música, fantasias, maquiagens, brincadeiras, tudo para que a criança se solte, sinta-se bem, divirta-se e também aprenda. Sendo realizada apresentações todos os finais de semestres.

 

 

 

 

BALLET CLÁSICO

 

A Dança além de promover a diversão ela também:

 

Melhora a coordenação motora, aumenta a concentração, desenvolve as noções de espaço e de localização, aumenta a flexibilidade, mais resistência corporal, corrige e melhora a postura, estimula o desenvolvimento intelectual, ajuda a expressão e memória.

 

O Ballet Clássico consiste em unir técnica, musica e a atuação nos movimentos, são habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. De uma forma prazerosa e lúdica as crianças aprendem brincando a arte de dançar.